empreendedorismo
Este material didático deve ser utilizado sempre por você como referência e fonte de consulta, ou seja, para tirar dúvidas e obter informações desta disciplina. Apresenta-se como o fruto de uma realidade, num momento de transformações constantes que necessitam de profissionais que façam a diferença no mercado de trabalho e tenham como principal foco, a qualidade.
É um estudo abrangente sobre empreendedorismo, através de uma linguagem que favorece o entendimento do assunto e serve de apoio no desenvolvimento de determinada função ou serviço.
Sejamos Felizes e Boa Sorte!
1 – UM BREVE HISTÓRICO DO EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo é a palavra utilizada para designar os estudos relativos ao empreendedor. Por outro lado, segundo Fillion(1999), não existe uma definição para o empreendedor, o que existem são conceitos que são dados pelas pessoas de acordo com os seus interesses e necessidades, haja vista, os conceitos que forame continuam sendo dados.
O termo empreendedor começa a ser empregado na França, no início do,século XVI para denominar os homens envolvidos na coordenação de operações militares. Sendo que, por volta de 1765, o termo foi utilizado para designar a pessoas que se associavam aos proprietários de terras e aos trabalhadores assalariados. Na realidade o primeiro autor identificado a mostrar interesse pelos empreendedores foi Cantillon no ano de 1755. Para esse autor, empreendedores eram pessoas que compravam matérias-primas por um preço certo, processava-o e os revendia por um preço incerto. Em 1803, Say (1986, p.85) identificou como empresário industrial, o agricultor, o manufator e o comerciante, que eram as pessoas que aproveitavam os conhecimentos elaborados pelos cientistas para criar produtos úteis, e os definir como “aquele que empreende a criação por conta própria, em seu benefício e a seus riscos,