Empreendedorismo
Ji-Parana
Processos de eletrização ; força elétrica e campo elétrico
Experiência 1:
Aproxime o canudo da parede . Observe o que acontece . agora atrite o canudo no cabelo (desde que esteja seco)ou em papel e aproxime da parede . observe o que acontece.
Materiais:
Canudo de plástico
Papel toalha
Pode se observar que quando aproxima o canudo de plástico da parede nada acontece porque o canudo não esta eletrizado , Mas quando alguém atrite o canudo de plástico na papel toalha nota-se que o canudo fico grudado na parede. Por que o canudo gruda na parede? Porque o canudo esta eletrizado e parede e um corpo neutro , e quando aproxima o canudo eletrizado na parede ele gruda porque a força elétrica será maior que a força peso .
Experiência 2:
Aproxime a folha de plástico dos papeis picados e observe o que acontece. Agora atrite a folha de plástico com a folha de papel A4 e novamente aproxime dos pedacinhos de papel . Observe o que acontece.
Materiais :
Pedacinhos de papel picado
Folha de plástico
Atritando o plástico deixando ele eletrizado aproximando-se de um corpo neutro como vários pedacinhos de papeis ou uma lata eles sofreram uma atração devido força elétrica.
Utilizando o Gerador de Van Graaff
Experiência 3:
Aproxime o bastão do gerador de Van Graaff desligando e observe o que acontece. Ligue o gerador , aguarde alguns instantes e aproxime o bastão com esfera de metal e observe o que acontece , conecte o fio ligando a base gerador no bastão e novamente aproxime o bastão . Observe se há alguma diferença no fenômeno observado.
Materiais:
Gerador de Van Graaff
Bastão com esfera de metal e cabo isolante
Um fio de conexão
Com o bastão do gerador desligado nada aconteceu ,depois de ter ligado o bastão aconteceu através da eletrização por atrito com o gerador acorreu uma descarga elétrica