comunicaçao e oratória
Leia o artigo abaixo “Comunicação interna é estratégia” (Disponível em: Acesso em 07 abr. 2011), sugerido na seção 2, a respeito das ações de comunicação desenvolvidas pela Refresco Guararapes. Em seguida, leia os enunciados que seguem e responda de forma dissertativa, conforme as orientações fornecidas.
Comunicação interna é estratégia
Patrícia Bispo
Para muitas empresas, as informações desordenadas que circulam entre departamentos ou corredores, e até mesmo fora do ambiente corporativo, podem resultar em dor de cabeça para a alta direção. Isso é facilmente compreensível, já que nem toda divulgação desse tipo corresponde à realidade. Resultado: a credibilidade da organização pode ficar abalada tanto junto aos funcionários quanto ao cliente externo, gerando uma certa instabilidade corporativa.
Foi justamente para evitar problemas dessa natureza que a Refrescos Guararapes resolveu otimizar o capital humano como ponto principal para a estruturação das estratégicas corporativas. A partir desse enfoque, em setembro de 2004, a organização resolveu investir na criação de um setor específico de Comunicação, que passou a ser o principal agente facilitador capaz de transmitir informações em uma via de mão-dupla e promover o equilíbrio entre os interesses da empresa e os públicos envolvidos - colaboradores, Imprensa e receptivo escolar. Na composição desse departamento, encontram-se profissionais de relações públicas, jornalismo, publicidade e marketing.
Há mais de 20 anos no mercado, a Refrescos Guararapes é controlada pela The Coca-Cola Company. Conta com quatro fábricas (Jaboatão dos Guararapes/PE, Suape/PE, PetrolinaPE e João Pessoa/PB) e mais três centros de distribuição (Caruaru/PE, Garanhuns/PE e Campina Grande/PB). Juntas, as unidades têm capacidade de produção instalada de 550 milhões de litros de bebidas por ano. Gera mais de 2 mil empregos diretos e 20 mil indiretos em Pernambuco e na Paraíba. Além