Portugues
Ex1: O cão está latindo!
Ex2: A autônoma Michele M. F, 20 anos, foi presa na tarde de quinta-feira, sob suspeita de ter assassinado o marido com um tiro na cabeça na Vila Maria, zona oeste de São Paulo.
A Secretaria da Segurança informou que Michele permaneceu no local do crime e disse aos policiais que matou Joaquim de Moraes Barros, 40anos, seu marido porque ele mantinha um relacionamento extra-conjugal com uma adolescente.
O texto jornalístico traz as palavras com significados primitivos. O texto é denotativo.
Conotação é o emprego de uma palavra tomada em um sentido figurado, que depende do contexto.
Ex1: Esta menina é um cão!
Ex2: Michele descobriu que seu marido tinha uma amante, certamente uma franguinha bem mais nova que ela… Michele resolveu dar o troco e matou o marido de ciúmes, saindo toda noite com um antigo amigo de faculdade.
O texto é pessoal, apresenta palavras com significado secundário, portanto, trata-se de um texto conotativo.
Funções de Linguagem
1.Função emotiva ou expressiva: transmite subjetividade e reforça a emoção, é muito comum em poemas,ou narrativas de teir dramático.
Ex: É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender! — Poema do amigo aprendiz, Fernando Pessoa.
2. Função denotativa ou referencial: O emissor fornece informações da realidade, sem a opinião pessoal, de forma objetiva e direta. Os textos que servem como exemplo dessa função de linguagem são os jornalísticos e os científicos.
Exos jornais sempre utilizam esse tipo de linguagem pois, relatam fatos verdadeiros, os livros didáticos, de história, geografia, etc., também usam essa mesma linguagem.
3. Função conotativa ou apelativa: é aquela que tem por objetivo influir no comportamento do receptor, por meio de um apelo ou ordem. As propagandas veiculadas na televisão são um bom exemplo desse tipo de linguagem. Ex.: