Empreendedorismo
Numa abordagem mais ampla na gestão de projetos e para uma estimativa mais real consideramos que todo projeto TI envolve os 3 ciclos descritos abaixo:
Ciclo de Seleção:
Este é o ciclo que dificilmente consta nos cronogramas dos projetos e o motivo de muitas vezes do desvio dos custos previstos x realizados. Tanto consultoria quanto cliente devem considerar o tempo/custos gastos nesta fase e aproveitar melhor o resultado que é gerado através desta fase.
Fases dentro do ciclo de seleção:
No próximo post vou descrever melhor cada fase do ciclo de seleção.
POST 2
Fases do Ciclo de Seleção
Agora que temos uma visão um pouco melhor dos 3 ciclos que compoem a gestão de um projeto, vou comentar um pouco o que seriam as fases do ciclo de seleção.
Necessidades:
Um projeto eficaz envolve planejamento, implementação e avaliação. As melhores práticas apresentadas nesta página podem ser aplicadas em qualquer tipo de iniciativa. Neste caso vamos focar em implantação de sistemas.
Projetos falham, e com frequência. As causas para o fracasso são diversas, mas uma é frequente: o projeto não atende a uma necessidade real da empresa.
Todo projeto deve ser gerado a partir de uma necessidade organizacional real. Infelizmente nem sempre isto é feito. Idéias megalômanas, desejos excêntricos, preguiça ou incompetência na pré-avaliação de projetos, sede de poder e outras bizarrices organizacionais e a vontade exagerada das dos gerentes de contas atingirem metas de vendas, geram projetos sem pé nem cabeça, que nascem destinados ao fracasso.
É aí que entra o Gerente de Projeto. Cabe a nós fazer uma pré-avaliação do projeto para orientar adequadamente a seu patrocinador, mesmo que isto signifique dizer algumas verdades que ele não quer ouvir. Esta é a sua responsabilidade perante a empresa, os stakeholders e sua própria carreira. A oportunidade deve ser real, não imaginária, e os resultados devem ser concretos,