Projeto lira cultural
DE PROJETOS SOCIAIS
Junho, 2006
Anglo American Brasil
1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual
Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador da Anglo American, definia como missão da empresa:
“prover lucro a nossos acionistas, mas fazê-lo de forma a trazer uma real e duradoura contribuição às comunidades nas quais operamos”.
Desde a sua fundação portanto, a empresa procurou formas para colaborar com as comunidades e países onde atua, não apenas gerando emprego e renda, mas buscando maneiras de desenvolver social e economicamente essas comunidades.
A partir de 2004, buscando aperfeiçoar e alcançar melhores resultados em suas ações sociais e por orientação da sua Direção Mundial, a empresa intensificou seus esforços. Inicialmente, foi realizado o diagnóstico das principais demandas e reivindicações da população nas cidades onde a empresa possui unidades operacionais, através de entrevistas, cujos resultados foram divulgados ainda em 2005. Esses resultados indicaram as percepções que os diversos setores da comunidade têm da ação da empresa bem como dos pontos fortes e fracos da região.
Um esforço de identificação de metodologias mais eficazes de ação social também vem sendo realizado pelo grupo no Brasil, de forma a aperfeiçoar seus investimentos, e desse esforço nasceram os critérios de Investimento Social e Parcerias da Anglo American.
O propósito desses novos critérios é promover sólidas relações com as comunidades das quais somos parte e aumentar suas capacidades, gerando renda e elevando sua qualidade de vida. Nosso apoio aos projetos comunitários, portanto, deve refletir as prioridades da população local, avaliando a contribuição prestada por nossas operações e emitindo relatórios ao público.
Como um dos elementos auxiliares dessa nova política, a Anglo American Brasil desenvolveu este Manual de Apresentação de Projetos, cuja meta é auxiliar as instituições de caráter público e