Empreendedorismo e Gerentes
Engenharia de Produção
Empreendedorismo
Docente: Marcos Bueno
“Empreendedorismo e gerentes”
Texto de L.J. Filon
Laisa Caroline - 116316
Michael Sousa - 114956
Catalão, 27 de Agosto de 2013
Questões para resolução do trabalho
1- Por que fazer um Plano de Negócios? É obrigatório?
2- Ideia e oportunidades é a mesma coisa? Explique com suas palavras.
3- O que L.J.Filon quis dizer em seu artigo sobre "Empreendedores e gerentes" sobre a visão dos economistas versus a visão dos comportamentalistas a respeito do empreendedorismo?
1- Por que fazer um Plano de Negócios? É obrigatório?
Tido como a principal ferramenta para o sucesso empreendedor, o Plano de Negócios, possui todas as informações detalhadas do empreendimento, bem como as estratégias que serão atreladas a este. Fazer a definição do mercado alvo, visando saber qual a necessidade deste, atrelando às estratégias de marketing, englobando suas projeções financeiras, implica em trabalhar com riscos calculados. Portanto, o Plano de Negócios estabelece como o empreendedor deverá agir quando seu empreendimento esta sendo planejado e construído, tornando a ideia em realidade. Assim, para que um empreendimento sobreviva no mercado atual de competitividade extrema, esta ferramenta se torna completamente indispensável para o empreendedor no mercado atual.
O propósito de se escrever um Plano de Negócios fica bastante claro quando se verifica a quantidade de benefícios que um Plano de Negócios pode trazer para sua empresa. Através desta ferramenta de gestão, é possível planejar e decidir a respeito do futuro de sua empresa, tendo como base o seu passado, sua situação atual em relação ao mercado, aos clientes e à concorrência. É possível identificar os riscos e propor planos para minimizá-los e até mesmo evitá-los, além