Administração
UM NOVO MODELO DE ADMINISTRAÇÃO: O EMPREENDEDOR CORPORATIVO1
Daniela Pires Teixeira de Souza Flávia Silveira Serralvo
2 3
RESUMO
O empreendedorismo é considerado hoje um fenômeno global, dada a sua força e crescimento nas relações internacionais e formação profissional. O Brasil é citado como um dos países mais criativos do mundo e onde mais se desenvolvem empreendedores. A busca pelo profissional criativo, inovador e com disponibilidade de assumir riscos é crescente, e o perfil de empreendedor corporativo é cada vez mais procurado pelas organizações que têm por objetivo a busca da efetividade. Neste artigo, é apresentado o conceito de empreendedorismo, bem como feita uma análise do perfil do empreendedor, além da discussão da necessidade de o administrador tornar-se empreendedor, a fim de garantir uma carreira de sucesso. PALAVRAS-CHAVE: 1.Administração; 2.Empreendedorismo; 3.Inovação; 4.Criatividade.
INTRODUÇÃO
Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário apresentar competências e habilidades que vão além daquelas esperadas pelas organizações. O perfil de profissional procurado atualmente no mercado deve apresentar um diferencial que promova a mudança e o desenvolvimento econômico. Esse novo profissional deve ter a capacidade de inovar continuamente, trazendo idéias que revolucionem a maneira de administrar e decisões que trarão o sucesso para a organização. Esse perfil é facilmente identificado nos empreendedores que se encontram nas organizações.
1 2
Artigo desenvolvido no Programa de Iniciação Científica da Faculdade das Américas no 2º semestre de 2006. Aluna do curso de Administração de Empresas da Faculdade das Américas, São Paulo / SP. 3 Professora da Faculdade das Américas (São Paulo / SP) e orientadora do Trabalho de Iniciação Científica.
INTERAÇÃO Revista Científica da Faculdade das Américas Ano II – número 1 –