Empreendedorismo social
O termo Empreendedor Social foi criado por Bill Drayton (Fundador e Presidente da Ashoka), ao perceber a existência de indivíduos que combinam pragmatismo, compromisso com resultados e visão de futuro para realizar profundas transformações sociais.
O Empreendedor Social aponta tendências e traz soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais, seja por enxergar um problema que ainda não é reconhecido pela sociedade e/ou por vê-lo por meio de uma perspectiva diferenciada. Por meio da sua atuação, ele (a) acelera o processo de mudanças e inspira outros atores a se engajarem em torno de uma causa comum.
É com esta perspectiva que a Ashoka fomenta uma cultura de empreendedorismo social na qual a figura do empreendedor é extremamente relevante, mas não é a única. A Ashoka acredita numa sociedade na qual todas as pessoas possam realizar seu potencial de agentes de mudanças.
Em meu bairro existem vários problemas, mas um que me incomoda muito é o cuidado com o meio ambiente, onde as pessoas ignoram. Aqui existe vários carros abandonados, muito lixo nas ruas e matagais descuidados. Com isso o visual de nosso bairro cai, e colocam a nossa saúde e vida em risco. Gostaria de montar uma empresa para acabar com os problemas, começando pelos lixos. Distribuindo assim várias lixeiras e um local apropriado para que os próprios moradores façam suas reciclagem, ou então para aqueles que têm dificuldade de reciclar, nós marcarmos dois dias da semana para o recolhimento do material reciclável. E em relação aos carros abandonados eu gostaria de retirá-los acionando uma empresa responsável por esse tipo de problema e/ou tomar outras providências evitando assim o risco de dengue, um caso que está nos custando muito caro, tirando vida de muitas pessoas, risco de acidentes, ou então pontos de drogas ou esconderijos. Minha idéia é ajudar por igual ás pessoas do bairro onde moro, lançando assim minhas idéias e engrandecendo o nome de minha empresa