Empreendedorismo no brasil
O empreendedorismo no Brasil passou a ter força a partir da década de 1990 quando a economia começou a se desenvolver.
A partir de então surgiram entidades como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software). Que fez com que se tornasse popular o significado de empreendedor.
O SEBRAE é uma organização formada pela união de pequenos empresários do Brasil, que tem como objetivo informar e dar suporte necessário para aberturas de empresas, prestando serviços como o de consultoria entre outros.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma entidade privada sem fins lucrativos criada em 1972. Tem por missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte.
Por meio de parcerias com os setores público e privado, o SEBRAE promove programas de capacitação, estímulo ao associativismo, desenvolvimento territorial e acesso a mercados. Trabalha pela redução da carga tributária e da burocracia para facilitar a abertura de mercados e ampliação de acesso ao crédito, à tecnologia e à inovação das micro e pequenas empresas.
Parte deste esforço ganhou visibilidade com a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06). A lei estabeleceu um ambiente que favorece o crescimento dos pequenos negócios. A legislação contabiliza avanços especialmente no Simples Nacional (Supersimples) e no incentivo à formalização do Empreendedor Individual (Lei Complementar 128/08).
Autor: SEBRAE/NA Fonte: SEBRAE/NA A SOFTEX foi criada para expandir o mercado das empresas de software, com o objetivo de incentivar a exportação. Assim foram desenvolvidos projetos para a capacitação tecnológica dos empresários no ramo da informática. A Softex foi responsável pela valorização da tecnologia no país, e popularizou no Brasil termos, como plano de negócios (business plan) que