A importância de trabalhar o jogo em sala de aula
Andressa
Quando o aluno joga, ele está se apropriando dos conhecimentos adquiridos em aula. A importância dos jogos vai além de respeitar e compreender regras. Os jogos são importantes quando aliados com práticas de ensino significativas. O jogo sozinho não ensina muitas coisas, mas quando inserido em um contexto pode fazer total sentido e proporcionar grandes aprendizagens. O jogo destinado a jovens e adultos deve ser desafiador, ter relação com os ensinamentos de sala, oportunizar a participação de todos. A auto avaliação ao final do jogo também é muito importante para o adulto compreender a prática. Lembrando que nem todos os jogos são competitivos, em alguns jogos não há um ganhador ou perdedor, há apenas o jogo pela diversão, pelo desafio. Através do jogo, são desenvolvidas muitas habilidades cognitivas, entre elas está o desenvolvimento da atenção, para poder jogar, aprender a jogar o aluno deve prestar atenção em como se joga, atenção no que estão fazendo no momento de jogar. Deve observar como é o processo do jogo, todo jogo tem um esquema de funcionamento, então o entendimento desse esquema é muito importante. Permite que aja classificação, ordenação, organização, resolução de problemas. São facilitadores da comunicação e expressão. SANTOS (1997) afirma que:
A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização comunicação, expressão e construção do conhecimento (SANTOS, 1997, p 12).
Tomando como base a afirmação acima, podemos levar em consideração o rico papel que os jogos, o lúdico tem em sala de aula, não só com crianças, mas com pessoas de qualquer idade. Jogos com gravuras, desenhos, imagens, chamam a