Empreendedorismo no brasil
O SEBRAE é um dos órgãos mais conhecidos do pequeno empresário brasileiro, que busca junto a essa entidade todo suporte de que precisa para iniciar sua empresa, bem como consultorias para resolver pequenos problemas pontuais do seu negócio.
Foi com os programas criados no âmbito da Softex em todo país, junto a incubadoras de empresas e a universidades/ cursos de ciências da computação/ informática, que o tema empreendedorismo começou a despertar na sociedade brasileira. Ações históricas e algumas mais recentes desenvolvidas começam a apontar para essa direção. O programa Brasil Empreendedor, do Governo Federal, que foi dirigido á capacidade de mais de 6 milhões de empreendedores em todo país.
Ações voltadas á capacitação do empreendedor, como os programas EMPRETEC. Os diversos cursos e programas sendo criados nas universidades brasileiras para o ensino do empreendedorismo. Houve ainda um evento pontual que depois se dissipou mais que também contribuiu para a disseminação do empreendedorismo. Trata-se da explosão do movimento de criação de empresas pontocom no país nos anos de 1999 e 2000, motivando o surgimento de várias entidades como o Instituto E-cobra, de apoio aos empreendedores, com cursos, palestras e até prêmios aos melhores plano de negócios de empresas start-up de internet, desenvolvidos por jovens empreendedores. Finalmente, mais não menos importante, o enorme crescimento do movimento de incubadoras de empresas no Brasil. Dados da Aprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas) mostram que, em 2004, havia 280 incubadoras de empresa no país, totalizando mais de 1,700 empresas incubadas, que geram mais de 28 mil