Empreendedorismo no brasil
No Brasil o principal erro dos empreendedores iniciantes é não dar importância ao planejamento. Muitos acham que basta ter dinheiro e sorte. Mas é preciso que as pessoas se informem e se capacitem.
No Brasil 22% das pequenas empresas, fecham ainda nos dois primeiros anos de vida, contra 15% em países mais desenvolvidos.
As pessoas podem se capacitar no SEBRAE, onde são oferecidos cursos técnicos para gerir seus negócios.
Para ter sucesso frente a pequenas empresas, precisam-se dominar as técnicas de gestão, e ter atitudes, conduta, comportamento de liderança.
O SEBRAE não te indica qual o melhor mercado para se abrir um empreendimento, existem critérios para está seleção:
1º) - Ter vocação para atuar no ramo.
2º) - Se o mercado é favorável, e são três fatores para isso: A)-Ter clientes,que é a razão do negócio, B)- Fornecedores para comprar, C)- Concorrência, alem de avaliar a questão financeira.
3º) - Ter recursos necessários para se implementar um negócio.
As escolas, universidades estão sendo parceiras nesta área, dando consultorias a empresas Junior, com custo bem abaixo de uma consultoria profissional, tanto para a constituição da empresa quanto para área de marketing e publicidade.
Após abrir a empresa deve-se ainda cuidar das relações de trabalho,quando há um conflito em uma pequena empresa, isso poderá contaminar todo o ambiente, a equipe, porque é tudo muito pessoal. Mas em um ambiente mais restrito, pode-se tirar proveito com a presença do proprietário, com o menor numero de pessoas, pode-se compreender melhor as pessoas podendo assim distinguir o tratamento para os colaboradores da empresas.
Deve-se inovar, 88% dos pequenos empreendedores não inovam, não vê a inovação como diferencial, isso é muitas vezes em consequência de um mercado poderoso, muito a ver também com não pensar na internacionalização, porque assim como o Brasil esta crescendo e atraindo investimentos de fora, empreendedores de fora também