Texto
MBA em Gestão de Negócios
Gestão de Operações
Michel Camargo Siqueira
Atividade Dissertativa
Operação logística é fundamental para a expansão da rede de restaurantes Boa Boca
Presente em 23 estados brasileiros, a rede de restaurantes Boa Boca tem inaugurado uma loja atrás da outra no Estado de São Paulo – dos 302 pontos de venda existentes no país, 96 restaurantes e dois quiosques ficam no estado paulista. E para garantir que esta expansão ocorra da maneira adequada, o processo todo é programado, principalmente no que diz respeito à capacidade de abastecimento.
Antes de inaugurar a unidade em uma nova cidade, por exemplo, a empresa avalia qual será a capacidade para abastecer aquela franquia. Segundo o diretor-executivo da rede, João Boi Gordo, após adotar o sistema de franquias que vem sendo utilizado desde 1991, o Boa Boca observou que seria necessário mudar o sistema de abastecimento, antes executado pela própria rede.
Desta forma, a empresa decidiu se concentrar no que era a sua especialidade – a administração de uma rede de restaurantes – e contratou um parceiro logístico para cuidar do abastecimento das franquias da rede: a Fast & Food, que é responsável pelo planejamento da demanda, negociação com fornecedores, armazenagem e distribuição.
Nas operações logísticas do Boa Boca, a Fast & Food adota o conceito One Stop Shop, que consiste em entregar todo o mix de produtos na mesma entrega. Segundo João Boi Gordo, os CDs da Fast & Food em São Paulo, SP, e Brasília, DF, além de um centro de apoio em Recife, PE, têm capacidade para atender a todos os pontos-de-venda da rede no Brasil, lembrando que o Boa Boca só não está presente nos estados do Acre, Amapá e Roraima.
O diretor-executivo revela que cerca de 60 veículos, na maioria caminhões, são utilizados para abastecer a rede e afirma que ao trabalhar com um Operador Logístico terceirizado, o Boa Boca consegue oferecer