empreendedorismo michel dell
Ele não inventou o computador, tão pouco criou softwares revolucionários, apenas soube vender de um modo inteligente, do jeito que o cliente quer.Seu interesse por computadores começou muito cedo, desde quando tinha sete anos e comprou a primeira máquina de calcular. Apesar de nunca ter feito cursos de informática, era fascinado por micros. Seu primeiro computador foi um Apple II, que ele transportou para o quarto da casa em que morava com os pais, em Houston, e desmontou-a para “ver como funcionava”. Seus pais ficaram loucos da vida. Começou a empresa no dormitório da faculdade, desmontando micros e adicionando componentes mais sofisticados para vendê-los com algum lucro.
Michael Dell fundou a empresa em 1984, então com 19 anos, enquanto ainda estudava medicina na Universidade do Texas na cidade de Austin. Com apenas US$ 1 mil, a empresa foi fundada com o nome de PC´s Limited. Sua idéia era vender computadores pessoais direto aos clientes, passando por cima dos canais de distribuição tradicionais: as lojas. Para dar o pontapé inicial da empresa, precisava conseguir máquinas a preços baixos. Entrou em uma loja de informática e comprou a prazo todo o estoque de computadores encalhados. Aí, pegou as máquinas, e dentro de seu dormitório na universidade, calibrou-as com discos rígidos maiores e programas mais recentes, e começou a vendê-las por telefone, com preços em média 20% inferiores aos da concorrência, através de anúncios colocados em revistas especializadas de informática. Nascia um conceito novo e simples de negócio: vender computadores pessoais diretamente ao consumidor, trabalhando com estoques mínimos, sem o uso dos canais tradicionais de distribuição. Desta forma, a empresa poderia detectar melhor a necessidade de seus clientes e oferecer soluções mais eficazes para satisfazê-los.
-Com o sucesso da empresa, Michael Dell largou a faculdade para administrar seu negócio em tempo integral. Somente no primeiro ano, a empresa teve um