EMPREENDEDORISMO 6
1634 palavras
7 páginas
EMPREENDEDORISMOObjetivos de Aprendizagem
O que é gestão de empresas familiares?
O que leva alguém a ter seu próprio negócio?
Gestão de Empresas Familiares
Você já imaginou que são várias as possibilidades para resolver as dificuldades em meio a uma crise e a criatividade deve ser marcante e determinante para definir a estratégia de virar a mesa e pode-se pensar em diferentes tipos de empresa:
transporte coletivo (transporte é um serviço sempre importante em qualquer lugar),
criação de animais para abate (alimentação é uma necessidade primária, portanto, há espaço no mercado consumidor),
uma loja de variedades em alguma cidade do interior (porque o custo de aluguel seria mais em conta),
ou uma empresa que use as habilidades de familiares para ganhar dinheiro. As empresas familiares são sempre opções interessantes para iniciar um negócio, porque começa com vínculos de confiança e solidariedade, mas administrar uma empresa familiar não é algo simples de ser feito.
As incertezas e transformações sociais, políticas e econômicas ocorridas nas últimas décadas, requer novo comportamento dos gestores e as empresas não podem ficar alheias a isso.
A partir da década
de noventa, a estrutura social produtiva do país vem
sofrendo constantes transformações.
Conteúdo pertencente ao Livro de Empreendedorismo p/ Silveira, Ana Beatriz
CEAD - UNICID
DIREITOS RESERVADOS - REPRODUÇÃO PROIBIDA
EMPREENDEDORISMO
Salienta-se que estamos em plena era da globalização e competição entre mercados e a atual conjuntura socioeconômica e ou política mundial passa por reformulações. Isso traz aos gestores a dificuldade de interpretar o presente e projetar um diagnóstico preciso dos acontecimentos econômicos e sociais que podem afetar as organizações.
Cabe ao gestor analisar o contexto empresarial e buscar estratégias que possibilitem a sobrevivência da organização, principalmente as empresas familiares, sensíveis às mudanças mercadológicas pelo sistema de gestão, uma vez que