ÉTICA E POLÍTICA
Questão 1 – valor 10,0
Com base no capítulo-aula 4 – Ética e Política –, leia as afirmativas abaixo e marque a VERDADEIRA
a) Contraditoriamente, ser um político bom na sociedade moderna, em que há a separação entre ética e política, significa manter-se no poder e tirar o máximo possível dessa situação.
b) Na sociedade moderna não houve a separação entre ética e política, pois hoje o que percebemos é a busca constante de compreender a coisa pública como um bem de todos.
c) Ética e política sempre tiveram uma relação conflitiva, pois a ética busca fazer da política uma coisa pautada em regras, costumes imutáveis e individualistas que levem ao bem de todos.
d) A formalização do poder político não significou melhorias, pois não houve nenhum avanço rumo a uma maior democratização do poder.
CERTA (A)
Questão 2 – valor 10,0
Como vimos no capítulo aula 4, com a passagem das sociedades tradicionais para as modernas houve a formalização do poder político, todavia, esse processo acabou por criar uma contradição. Explique que contradição foi essa. Com a passagem das sociedades tradicionais para as modernas ocorreu uma contradição no sistema político, pois a formalização do poder político visava à transferência do poder de um (rei absolutista) para o poder de todos (Democracia), entretanto, esta formalização levou ao afastamento do povo das decisões e criou o fortalecimento da burocracia estatal.
Questão 3 – valor 20,0
Segundo o capítulo-aula 4, o que gera a apatia do cidadão frente à política? Qual é a conseqüência dessa apatia e quem ganha com ela? Em que a Ética poderia contribuir para a solução da crise do sistema político moderno?
A apatia do povo em participar do sistema político dar-se em função do excesso de tecnificação da política e de uma linguagem baseada em um economês;
A apatia do cidadão facilita a ação dos grupos, como empresários, fazendeiros, banqueiros, políticos corruptos etc...,