empreendedorismo corporativo
Nesta sessão aborda-se o tema Empreendedorismo corporativo. Para caracterizar o empreendedorismo corporativo, recorre-se ao seu conceito: o processo pelo qual as empresas se envolvem na diversificação através de desenvolvimentos internos, como a criação de produtos, serviços e novos negócios, buscando competir pelos mercados existentes ou novos mercados.
Desenvolvimento
Empreendedorismo corporativo se origina do próprio conceito de empreender, ou seja, criar opções de melhor desempenho, ganho ou lucro, transformar rotinas de trabalho de forma a gerar melhores resultados. O Empreendedorismo corporativo está também diretamente ligado ao intra-empreendedorismo, que é o empreendedorismo realizado dentro de uma organização existente e tem como objetivo incluir a responsabilidade pela inovação e empreendimento como parte do trabalho de todos dentro de uma organização. No caso do Empreendedorismo corporativo, as iniciativas surgem da alta administração e este está ligado ao ambiente externo, com riscos ligados ao mercado e projetos de alta complexidade. Por outro lado, o intra-empreendedorismo está ligado a funcionários intermediários, ambiente interno e projetos de baixa complexidade.
Um exemplo de Empreendedorismo corporativo e intra-empreendedorismo a ser citado é quando um funcionário, ainda que de um nível inferior em uma organização , tem a visão empreendedora, se preocupa com a produtividade gerando idéias que criem melhor rendimento para seu trabalho, produto ou empresa. Este tipo de funcionário, também conhecido como intra-empreendedor, é um profissional que não aceita ser comum, tenta superar expectativas novas com idéias e está sempre questionando formas de render mais. Neste caso, é importante que os gestores e organizações criem e mantenham um ambiente propício às ações e novas ações.
Dentre as noções de empreendimento corporativo, registra-se aquelas propostas por Zahra e Garvis (2000), que ressal¬taram a melhora do