Empreendedorismo corporativo
Este trabalho apresentará uma breve descrição do termo empreendedorismo, bem como os tipos de empreendedores que podem ser encontrados no mercado no mundo atual e as principais características que podem ser encontradas em um verdadeiro empreendedor, independente do tipo ou da forma como ele aplica essas características em seu ambiente de trabalho a fim de identificar os pontos positivos e negativos entre o empreendedor corporativo e o empreendedor autônomo.
PALAVRAS-CHAVE: Empreendedorismo, Empreendedorismo Corporativo, características empreendedoras, criação ou implementação em empresas.
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELAS
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
1.1. OBJETIVOS. 6
1.1.1. Objetivo geral 6
1.1.2. Objetivo específico 6
1.2. JUSTIFICATIVA 6
1.3. METODOLOGIA 6
2. DESENVOLVIMENTO 7
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
3.1. CONCLUSÕES 8
3.2. PROPOSTAS DE TRABALHOS FUTUROS 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
ANEXO I – TÍTULO DO ANEXO 10
1. INTRODUÇÃO
O TERMO “EMPREENDEDORISMO” NORMALMENTE É ASSOCIADO À CRIAÇÃO DE NOVAS EMPRESAS, PORÉM, ESSE TERMO TEM SIDO CADA VEZ MAIS DIVULGADO ENTRE AS EMPRESAS JÁ EXISTENTES, ATRAVÉS DA BUSCA DE MELHORIA DE PROCEDIMENTOS E GERENCIAMENTO DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO, DEVIDO AO CRESCIMENTO DOS PADRÕES DOS PRODUTOS E/OU SERVIÇOS E AUMENTO DA COMPETITIVIDADE ENTRE AS EMPRESAS NO MERCADO. O EMPREENDEDORISMO VEM GANHANDO CADA VEZ MAIS ESPAÇO E IMPORTÂNCIA QUE PODE SER CLARAMENTE NOTADA NAS AFIRMAÇÕES “O EMPREENDEDORISMO É UMA REVOLUÇÃO SILENCIOSA, QUE SERÁ PARA O SÉCULO 21 MAIS IMPORTANTE DO QUE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FOI PARA O SÉCULO 20” (TIMMONS, 1990) E “O EMPREENDEDOR É AQUELE QUE DESTRÓI A ORDEM ECONÔMICA EXISTENTE ATRAVÉS DA INTRODUÇÃO DE NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS, PELA CRIAÇÃO DE NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO, OU PELA EXPLORAÇÃO DE NOVOS RECURSOS E MATERIAIS” (SCHUMPETER, 1949 APUD DORNELAS, 2001, P.37). ASSIM, ACREDITA-SE QUE O VERDADEIRO EMPREENDEDOR É AQUELE QUE É CAPAZ DE ALTERAR O SEU