ditadura
O Brasil passou por um regime Militar que podemos comparar com o regime totalitário ocorrido na Alemanha, esta épocaamarga aconteceu no período de 1964 a 1985 e caracterizou-se pela falta de democracia, suspensão dos direitos constitucionais, censura, concentração de renda, pensamentos capitalistas, perseguição políticae repressão a todos que eram contra o regime militar.
Para compreendermos é necessário enfatizar este contexto histórico, pois foi neste período da ditadura militar que nasceu a necessidade doMovimento de Reconceituação do Serviço Social.
Houve uma conscientização da categoria pela necessidade de construção e alternativas profissionais e uma transformação da sociedade brasileira, nasúltimas três décadas, o serviço social entrando no contexto da Nova República (1968-1990) na América Latina, com maior força no Brasil, isto a partir da segunda metade da década de 70, reagindo àsprofundas desigualdades sociais a opressão e a exploração da grande maioria da população pelas oligarquias, latifundiárias e a burguesia nacional.
O Movimento de Reconceituação no Brasil é um processode ruptura com o serviço social americano, buscando adequar o serviço social a realidade dos países latinos americanos.
No Brasil o Serviço social afirma-se historicamente como uma prática de cunhohumanitário, através da legitimação do estado e da proteção da igreja, a partir da década de 1940.
O serviço social é uma profissão cujo processo de construção não aconteceu de forma contínua elinear. Sua trajetória sócio-histórica possui características complexas, que nem sempre são apreendida e compreendida pela sociedade e até mesmo dentro da própria categoria.
Os primeiros passos parao Movimento de Reconceituação foram movidos pelos impactos das teorias e tentativas de prática desenvolvimentista.