Empreendedor por Necessidade
Empreendedores por necessidade são aqueles que iniciaram um empreendimento autônomo por não possuírem melhores opções para o trabalho e precisam abrir um negócio a fim de gerar renda para si e suas famílias.
Enquanto o empreendedorismo por necessidade está mais suscetível à conjuntura econômica dos países e tende a diminuir quando a oferta de emprego é maior, o empreendedorismo por oportunidade tem maiores chance de sucesso e tem um forte impacto sobre o crescimento econômico de um país.
Independente da motivação, os países que apostam na capacitação dos empreendedores – seja por necessidade ou oportunidade – investem na geração de empresas mais eficientes e produtivas. Mesmo os empreendedores por necessidade podem gerar bons resultados para os seus negócios e transformar seus empreendimentos em oportunidade de novos ganhos.
Dois exemplos de empreendedores por necessidade
Primeira Reportagem
As Bonecas na vida de Três Irmãos
Durante a infância, os brinquedos dos irmãos da família Bazzo eram pipas feitas de jornal ou tampas de panelas pregadas em um cabo de vassoura. Eles viviam em Laranjal Paulista, cidade do interior de São Paulo que reunia diversos fabricantes de brinquedos. Apesar da proximidade, as novidades industrializadas eram um luxo inacessível para a família por conta do baixo poder aquisitivo.
Mesmo assim, e talvez exatamente por conta do passado, Luiz Antonio Bazzo Júnior e os gêmeos Carlos Alberto e Paulo Roberto Bazzo construíram uma das maiores empresas do setor no Brasil, a Cotiplás. E o mais curioso: a especialidade do negócio são as bonecas, vendidas em mais de 5 mil estabelecimentos em todo o País.
Filhos de pai jardineiro e mãe lavadeira, os irmãos tiveram uma infância humilde junto com mais quatro irmãs. Cada um seguiu sua vida, mas em 1982 surgiu a oportunidade de comprar uma pequena fábrica de bonecas, que tinha apenas uma máquina. O dono era italiano e queria se livrar do negócio que dava