Empreendedores por necessidade
Atualmente o Brasil possui um grande número de empreendedores e isto nos faz entender um positivismo econômico para o país, mas nem todos estes empreendedores entram no ramo por oportunidades e sim por necessidades.
A dificuldade de inserção no mercado de trabalho motiva estas pessoas a criam um negócio próprio, pois sem oportunidades, ou pouco retorno financeiro precisam de algum meio para se sustentar. Outro motivo que leva ao empreendedorismo por necessidade são herdeiros, que logo cedo recebem a missão de dar continuidade nos negócios da família e nem sempre é o que realmente querem.
De acordo com GEM 60% destas empresas não chegam há três anos, mas nos colocamos a pensar, será que é possível que estas pessoas possam aprender a serem empreendedores de sucesso? Há fracassos tanto para aqueles que possuem estudos, personalidade e vontade de ser empreendedor quanto para aqueles que acabam sendo empreendedores por acaso. Sendo assim não há uma resposta concreta para esta pergunta mas, sabemos que quando há esforços para se conseguir o que quer não há empecilhos que prejudiquem. Muitos pensam que as características de um bom empreendedor são inatas, um exemplo são as pessoas extrovertidas que conseguem se relacionar sem nenhuma dificuldade, esta característica é eleita como fundamental em uma pessoa que objetiva formar um negócio, sabemos que esta característica já nasce com a pessoa não conseguimos transformar nossa personalidade, mas aqueles que são introvertidos também podem conquistar grande sucesso utilizando de outros meios para suprir o que falta, o que verdadeiramente não pode faltar é a criatividade e desejo de chegar ao topo, mas,com os pés no chão.
O empreendedorismo conta com a teoria dos sonhos onde é composto por sonhar e tentar realizar, e este ato impulsiona o individuo a querer conquistar sempre mais, a traçar metas e cumpri-las.
A teoria visionária de Filion nos mostra as etapas de um empreendedor. A primeira