Empreendedor individual
A ideia de elaborar este trabalho surgiu da curiosidade de descobrir como funciona o novo plano de crescimento do nosso país, que implantou uma nova figura jurídica, visando a regulamentação dos trabalhadores informais.
Desde o começo sabíamos que não seria tão simples desenvolver a pesquisa, pois contávamos com poucos recursos bibliográficos devido ao pouco tempo de existência do programa, mas nos motivamos cada dia mais pelas dúvidas que vinham surgindo enquanto estudávamos o assunto, um dos mais instigantes foi: “EI – EMPREENDEDOR INDIVIDUAL: BENEFÍCIOS PARA O TRABALHADOR INFORMAL OU ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS PARA O GOVERNO?”, esse assunto gerou polêmica, criando várias opiniões. Tentamos chegar a uma conclusão mais cabível e elaborada para que possamos passar uma informação realista.
Buscamos também entender sobre empreendedorismo, que é a base para a formação de um futuro grande empresário que desde sempre apresentam algumas características marcantes, que serão citadas ao longo do trabalho.
Essa nova categoria conta com bastante vantagens e benefícios, que estimulam o cadastramento dos trabalhadores informais, um dos benefícios é poder contar com a aposentadoria. Esse empreendedor tem como aliado uma tributação muito reduzida, já que esse trabalhador não pode ultrapassar R$60.000,00 por ano. De um total de empresas sendo abertas no Brasil, mais da metade são EI (Empreendedor Individual), indicando que o propósito inicial do projeto está sendo alcançado.
O presente trabalho será dividido em cinco capítulos:
▪ Teoria de Weber
▪ Empreendedorismo e Empreendedor
▪ EI – Empreendedor Individual
▪ Burocracia e Soluções
▪ Conclusão O intuito do trabalho é mostrar como funciona o programa EI com seus benefícios e burocracia. Palavra-chave: Empreendedor Individual DELIMITAÇÃO DO TEMA EI – Empreendedor Individual – É vantajoso formalizar-se? OBJETIVO GERAL: Este