Empreendedor bom de papo
Por volta da década de 50 numa cidade chamada Tiete (interor paulista) o Senhor Angelo tinha uma marcenaria onde fabricava móveis sobre encomenda e para aumentar as receitas vendiam eletrodomésticos. Na década de 70 com a criação dos pólos moveleiros e a falta de capital para investir em maquinários o Senhor Angelo percebeu que teria poucas chances de sobreviver neste mercado e o varejo foi assumido como o negócio principal. A partir daí surge a Cybellar. Quando o seu filho Ubirajara Pasquoto começou a trabalhar no negócio da familia a marcenaria ainda funcionava, mas representava apenas 3% do faturamento e a atenção que deveria ser dada para o lado industrial desviava o foco da empresa. Com visão empreendedora Ubirajara convenceu seu pai a parar com a indústria e voltar as atenções somente para o varejo.
. Alguns de seus funcionários que trabalhavam na época da marcenaria até hoje trabalham na Cybelar. O primordial para a Cybelar é manter uma boa cultura organizacional com seus colaboradores.
Todas as lojas da Cybelar estão localizadas em pequenas cidades do interior paulista. Lá os clientes não são tratados apenas como compradores e sim como amigos isso é o que diferencia a dos concorrentes. Para se ter um exemplo uma das lojas mais antigas da rede passou por uma crise quando uma empresa de grande porte fechou as portas e demitiu centenas de funcionários, muitos deles eram clientes da Cybelar e tinham prestações a pagar. O que então o Ubirajara fez prorrogou para todos os funcionários demitidos o vencimento de seus carnes por mais um mês sem juros. O principal objetivo da Cybelar é manter uma clientela fiel e não receber os juros.
A visão do empresário Ubirajara é crescer ainda mais, porém com recursos próprios sem endividamento.
Referências Bibliográficas:
Site:http://www.cmnovarejo.com.br/institucional/edicoes-impressas/74-novarejo-10-marabr/551-varejo-a-caipira - 14/09/11 ás 08:30