Revolta da chibata ganha exposição virtual em seu centenário
O Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo apresenta a exposição virtual “A Revolta da Chibata” no ano que esta completa cem anos e olha para as questões dos direitos da cidadania que envolveram este episódio da história do Brasil.
A História do Brasil é repleta de histórias de lutas pelos direitos humanos e de personagens que são lembrados por feitos de coragem e bravura em direção à “ordem e liberdade”. Era esse o lema dos marujos que se revoltaram para brigar por seus direitos.
A exposição virtual “A Revolta da Chibata” é uma iniciativa do Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo para divulgar documentos de seu acervo sobre o tema. A exposição lança um olhar sobre o contexto histórico do período, buscando entender os motivos que deflagraram a Revolta e os seus desdobramentos. Outro objetivo é gerar o interesse de professores, estudantes, pesquisadores e curiosos em reavivar a discussão sobre as questões dos direitos de cidadania assegurados pela Constituição Brasileira.
Os maus tratos, as chibatadas, a falta de qualidade na alimentação e a impossibilidade de formação de carreira provocaram a insatisfação dos marujos que, em 1910, declararam a “Revolta dos Marinheiros”, como o episódio ficou conhecido pela imprensa da época.
Navegando pelas nove salas da exposição, o usuário poderá visualizar cerca de 230 ilustrações da imprensa da época, artigos e notícias de jornais e revistas, assim como textos mais recentes que tratam de diversos temas: os ideais republicanos, a situação dos marinheiros, o estopim, as negociações e o desfecho da Revolta, a importância da imprensa e as ações tomadas após o conflito.
Nessa exposição também é apresentada a história de um dos “protagonistas” da Revolta da Chibata, o marinheiro João Cândido. Porém, não se pode deixar de ressaltar que esse episódio contou com a participação de outros marinheiros que,