Empowerment- downsizing
Dayse Amorim
Erilen Pires
Ian Martins
Moisés Martinez
William Rodrigues
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Faculdade São Luis
Curso de Administração - Turma (AD6M1) – Disciplina: Qualidade
09/11/2012
RESUMO
As técnicas administrativas são ferramentas indispensáveis para as tomadas de decisão nas empresas. No que diz respeito à esse fator o primeiro aspecto a ser considerado é o poder. Dessa forma temos o Empowerment que consiste a delegação do poder e autonomia nas decisões. Essa prática liberta a empresa da centralização de poder prejudicial a eficiência dos processos internos. Outro aspecto são os processos Downsizing que consiste no achatamento de processos e consequente redução da burocracia interna, a fim de focar nos recursos humanos e redução de custos.
Palavras-Chave: Técnicas; Poder; Processos; Empowerment e Downsizing.
1 INTRODUÇÃO
O estudo de práticas e teorias da Administração é baseado em métodos de otimização e de facilitação do processo de gestão. No mundo atual a competitividade e a qualidade estão ligadas diretamente com essas práticas. Com foco nisso, dentre tantos outros métodos, temos o Empowerment e o Downsizing que, com a busca constante pela melhoria da qualidade nos processos, nos produtos e nos serviços, atuam como uma das principais formas de gestão. Assim o momento é de aprendizado permanente, de busca contínua pela capacitação que facilite criar ou recriar o seu negócio num mundo em que as relações com funcionários e clientes estão cientes destas constantes transformações.
2 EMPOWERMENT
O empowerment é um conjunto de comportamentos da equipe ou políticas organizacionais. É um processo através do qual os gerentes gradualmente transferem às equipes de trabalho, a responsabilidade e a autoridade, ou seja, dar poder as pessoas para que possam fazer uso do mesmo junto com os conhecimentos, as habilidades e a motivação