Empowerment, coach e mentoring.
Professora Fábia A Silva
Empowerment, Coach e Mentoring.
O pleno exercício da liderança requer a compreensão de alguns conceitos, que serão abordados nesta aula. São eles: o empowerment, o coach e o mentor.
Empowerment - O ambiente empresarial atual é pautado por tecnologia e processos que devem ser cumpridos rápida e eficientemente. A economia global exige das empresas produtos com nível altíssimo de qualidade, comunicação direta com os clientes e fornecedores, uma rede de contatos que permita a obtenção rápida de informações essenciais e, principalmente, uma lata produtividade para manter a empresa competitiva.
Mas em meio a toda essa rapidez, é fundamental lembrar-se das peças básicas que compõem qualquer organização: as pessoas. As pessoas são o coração de qualquer empresa: é por intermédio delas que se estabelecem todas as metas e objetivos organizacionais, e, portanto, elas devem atuar perfeitamente para que o sucesso seja garantido.
Tendo percebido isso, os empresários têm dedicado grande parte de seu tempo a questões relacionadas à liderança. Mas como eles podem provocar a maximização da produtividade de seus funcionários? O empowerment ou “empoderamento” é um caminho que tem sido trilhado nesse sentido.
O empowerment é uma função gerencial das mais importantes, pois contribui para o aumento da produtividade, redução de custos e, principalmente, maior humanização nas organizações.
“Empoderar” significa aumentar a participação dos colaboradores na “vida” da empresa. Tendo autonomia para encontrar o melhor meio de realizar suas tarefas, e tendo reconhecida sua importância na empresa, os funcionários sentem-se mais estimulados para trabalhar, e isso gera aumento na produtividade.
No entanto, para que uma organização possa fazer uso do empowerment, é necessário que aqueles que exercem papéis de liderança utilizem algumas técnicas:
• Delegar poder e responsabilidade às pessoas quando elas tiverem disposição