Esgoto a vacuo
O sistema de coleta de esgoto a vácuo oferece certas vantagens sobre o sistema convencional por gravidade que o tornam indispensável tanto, em países já desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento como o Brasil e traz o conceito de diminuição de consumo de água potável.
Palavras Chaves: recursos hídricos; esgoto a vácuo; água potável.
Introdução
O principal foco deste trabalho é propor o conhecimento das características físicas e funcionais do sistema de esgoto a vácuo, que contém ações tecnológicas diferenciadas, principalmente na redução do consumo de água e consequentemente na diminuição do volume de esgoto sanitário.
O principio básico para o funcionamento do esgoto a vácuo é o de usar o diferencial de pressão para o transporte do esgoto dos vasos sanitários, com opção para o esgoto secundário dos lavatórios, mictórios e chuveiros. O sistema consiste em uma central de vácuo automatizada, que coleta o esgoto através de uma rede de tubulações, baseando-se na diferença de pressão atmosférica, com a baixa pressão existente no interior da tubulação. Quando o botão de acionamento do vaso sanitário é pressionado sua válvula se abre, sugando o efluente em direção à unidade central e, ao mesmo tempo libera um jato de água limpa de 1,2 litros suficiente para a devida higienização.
Se compararmos os vasos sanitários que ainda operam com um volume de água 6,0 a 12,0