Coaching nas organizações
1. Introdução O Coaching é o processo de equipar as pessoas com as ferramentas, o conhecimento e as oportunidades de que precisam para se desenvolver e se tornar mais efetivas e eficazes, Coaching em português significa treinador, treinar no intuito de instruir a carreira profissional. Os coaches não desenvolvem pessoas, apenas dão condições para que elas se auto desenvolvam.
Coaching não é mentoring, treinamento, aconselhamento, terapia, consultoria ou ensino. Coaching é um processo que visa melhorar o desempenho de um indivíduo (grupo ou empresa), potencializando os resultados positivos, através de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional (O COACH) em uma parceria sinérgica e dinâmica com o cliente (O COACHEE).
Coaching é, basicamente, um processo de evolução e desenvolvimento pessoal e profissional constante. Todos os coachees, ou clientes do referido processo, consideram o Coaching extremamente eficiente, comprovados os excelentes resultados praticados em todos os seus campos de atuação, sempre o fazendo de forma prática, rápida, dinâmica e extremamente eficaz.
Empresas e profissionais dos mais variados segmentos de atuação, como administradores, vendedores, psicólogos e professores, são perfeitos para o coaching, assim como pessoas de diversas crenças e nacionalidades que possuem algum tipo de dificuldade ou pretendem aprimorar seus desempenhos.
Tendo em vista estes resultados, a carreira de Coaching é uma das que mais cresce em todo o mundo, e no Brasil não é diferente: a média de crescimento é de 300% ao ano e a tendência é que este número cresça ainda mais em um curto espaço de tempo.
Neste sentido, a demanda por coaches, profissionais da área de Coaching, cresce exponencialmente. São vários os tipos de Coaching, entre eles o Coaching de vida, Coaching de negócios, Coaching corporativo, Coaching de família e vários outros nichos de atuação. 2. Desenvolvimento A função do