emoções
Leandro Thomazini; Rodrigo Silva; Helder Lima; Fábio Fuzii - Prefeitura municipal de Jundiaí leandrothomazini@yahoo.com.br A Educação Física se constitui como um palco de manifestações das emoções, pois com seus conteúdos proporciona o prazer, a cooperação, a amizade, a frustração, a tristeza, o carinho, a agressividade, entre outras tantas emoções.
Utilizado ideias de Hirama (2001) que entende a Educação Física deve ir além de conteúdos esse trabalho objetivou identificar momentos de manifestação de emoções que fogem do olhar do professor usando como instrumento um caderno de registro e cartas em escolas do município de Jundiaí.
O caderno de registro foi utilizado em 4 escolas com turmas de 2º a 5 ano com idades entre 7 a 10 anos. Com um caderno por turma, um aluno era sorteado no final da aula registrava suas ideias e impressões relacionadas às atividades realizadas. O aluno levava o caderno e fazia seu registro que era exposto no início da próxima aula. As cartas foram adotadas com 10 turmas de 3º a 5º ano em 1 escola. Consiste em escrever uma carta de maneira espontânea sem a necessidade de se identificar, lidas posteriormente pelo professor.
Com as cartas percebemos a questão da emoção em diversos escritos, por exemplo: “Professor, gosto de você e de suas aulas. Mas quando pego raiva de alguém eu “desgosto” de uma hora pra outra. Fiquei com muita raiva por que me trocou de lugar, por favor não faça mais isso comigo.” e “professor, muito obrigado por realizar o meu sonho, sempre fiquei triste por causa da estrelinha, porque todo mundo brincava e eu ficava só olhando porque não sabia fazer. Agora posso brincar com minhas amigas”. No caderno de registro um aluno relatou que ficou muito.bravo por não ter a atenção do professor para intervir junto a outro aluno que burlou a regra de um jogo. E este fato só foi reconhecido após a leitura.
Portanto, podemos dizer que o caderno de registro e as cartas