Emoções
O que são emoções?
A emoção não pode ser confundida com sentimento, apesar de estarem conectados entre sim, porém são diferentes, enquanto que emoção é voltada para o exterior, e sentimento voltada para o interior.
Algumas emoções são universais, pois são vivenciadas em qualquer lugar do mundo.
Exemplo: alegria, tristeza, medo, surpresa.
Podem ser divididas em primárias (adaptativas e desadaptativas), e secundárias.
.Adaptativas (como raiva, tristeza e medo) emoções que vão embora rapidamente da mesma maneira com que surgem.
.Desadaptativas (emoções que estão ligadas a sensação de vazio,) As pessoas se arrependem de tê-la demonstrado tão intensamente e sempre se arrependem por isso.
As emoções são demonstradas através de nossas expressões faciais. Exemplo: É bastante perceptível olhar para um rosto de uma pessoa sorridente e não imaginar que ela esteja alegre.
Mas há casos em que as emoções se misturam, como ocorre em algumas situações em que o indivíduo tenha vivenciado algo que o tenha deixado feliz, tenha se emocionado, e por isso chora, mas não por estar triste, mas sim, por estar contente.
De onde surgem as emoções?
Surgem de experiências, de momentos, sendo eles, bons ou não. Mas as emoções são o efeito de algo que tenha causado espanto, medo, ou raiva, inveja.
Exemplo: Uma pessoa está andando na rua distraída, não olha para o semáforo, atravessa, vem um carro em alta velocidade e buzina para ela.
Essa experiência pode ter lhe causado várias sensações como (susto, medo, vergonha ou até mesmo raiva.)
Pode se entender as emoções através de algumas teorias que se distinguem, porém cada uma com sua lógica e objetividade. Dentre elas: Teoria de James-Lange, Teoria de Cannon-Bard, Teoria de Plutchik.
.Teoria de James Lange
James e Lange acreditam que para experimentar as emoções seria necessário experimentar primeiro a excitação do corpo.
.Teoria de Cannon Bard
Walter Cannon