Emily durkheim
A Vida de Émile Durkheim
David Émile Durkheim nasceu em 1858, em Épinal, no noroeste da França, próximo à fronteira com a Alemanha, era filho de judeus e optou por não seguir o caminho do rabinato(sacerdote judeus), como era costume na sua família onde mais tarde acabou declarou-se agnóstico.
Depois de formar-se, lecionou pedagogia e ciências sociais na Faculdade de Letras de Bordeaux, de 1887 a 1902, a cátedra de ciências sociais foi à primeira em uma universidade francesa e foi concedida justamente àquele que criaria a Escola Sociológica Francesa, seus alunos eram sobretudo, professores do ensino primário, Durkheim não repartiu o seu tempo nem o pensamento entre duas atividades distintas por mero acaso, ele bordou a educação como um fato social afirmando a seguinte frase "Estou convicto de que não há método mais apropriado para pôr em evidência a verdadeira natureza da educação”declarou então partir de 1902.
Foi auxiliar de Ferdinand Buisson na cadeira de ciência da educação na Sorbonne e o sucedeu em 1906. Estava plenamente preparado para o posto, pois não parara de dedicar-se aos problemas do ensino e dentro da educação moral, psicologia da criança ou história das doutrinas pedagógicas, não há campos que ele não tenha explorado,suas obras mais famosas são: A Divisão do Trabalho Sociale O Suicídio, O sociólogo Morreu em 1917, supostamente pela tristeza de ter perdido o filho na Primeira Guerra Mundial, no ano anterior.
Seu principal trabalho é na reflexão e no reconhecimento da existência de uma "Consciência Coletiva". Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste, sendo então o processo de “Socialização”.
A consciência coletiva na qual Emile mencionava, é formada durante a nossa socialização e seria