Max weber
Contribuiu muito para o entendimento da sociedade onde viveu e para a construção teórica da Sociologia. Elaborou teorias que com o passar do tempo permaneceram atuais. São os clássicos do Socialismo. Marx procurou demonstrar a dinâmica econômica que levou a sociedade, partindo do comunismo primitivo, até a concentração cada vez mais acentuada do capital e o aparecimento da classe operária. Esta, ao mesmo tempo seria filha do capitalismo. Karl considerava, ao contrário de muitos dos seus contemporâneos e de muitos críticos atuais, o comunismo um "movimento real" e não um "ideal" produzido por intelectuais. Este movimento real, para Marx, se manifestava no movimento operário. Inicialmente ele propôs que a classe operária fizesse um processo de estatização dos meios de produção ao derrubar o poder da burguesia, para depois haver a supressão total do Estado. também diferentemente dos outros autores, Marx acreditava que a sociedade era regida por leis econômicas que eram alheias à vontade humana. Para ele, tanto as mudanças passadas, quanto a Revolução socialista que poria fim ao capitalismo, eram necessidades históricas que fatalmente aconteceriam.
Até hoje, as idéias marxistas continuam a influenciar muitos historiadores e cientistas sociais que, independente de aceitarem ou não as teorias do pensador alemão, concordam com a idéia de que para se compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção.
EMILY DURKHEIM
Émile Durkheim é considerado por muitos o criador da sociologia como ciência, defendendo a tese “Da Divisão Social do Trabalho”. Ajudou bastante para o entendimento da sociedade onde viveu e para a construção teórica da Sociologia. Elaborou teorias que com o passar do tempo permaneceram atuais. São os clássicos do Socialismo.