500 Anos de lutas sociais no brasil: movimentos sociais, ong, s e terceiro setor. maria da gloria gohn
Curso: Serviço Social
Professora:Naedja Barroso
Disciplina:Classes e moviemntos sociais
500 anos de lutas sociais no Brasil: Movimentos Sociais, ONG,s e terceiro setor.
Maria Da Gloria Gohn
EQUIPE:Andréia Karinne
Isabelly Macêdo
Nathalya Ferreira
Raquel Pinheiro
MOVIMENTO SOCIAL:
Na atual conjuntura conceituar moviemnto social é muito complexo,todavia,existem inumeros estudos a cerca da temática,porém, o que podemoa afirmar é que no mundo globalizado temos duas perspectivas divergentes:uma culturalista articulada aos miviemntos sociais e a outra classista ligada as classes socias.
A EMERGENCIA DE NOVAS FORMAS DE ASSOCIATIVISMO E O TERCEIRO SETOR NOS ANOS 90:
A natureza do terceiro setor foi construida nos ultimos anos a partir de transformações no campo das ONG,s, dos movimentos sociais e das associações filantrópicas e comunitária.As novas ONG,s do terceiro setor não tem perfil ideologico definido,falam em nome de um pluralismo.
A MUDANÇA NO CARÁTER DAS REDES: DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA AS REDES LOCAIS. AS NOVAS RELAÇÕES COM O ESTADO Na década de 90 O que passou a predominar são programas desenvolvidos com agências financiadoras internacionais apartir de acordos e empréstimos feitos ao governo brasileiro.
TERCEIRO SETOR E MOVIMENTOS SOCIAIS
O terceiro setor estrutura-se basicamente a partir de organizações institucionalizadas e articula-se com alguns tipos de movimentos sociais, de caratér mais propositivo e menos reinvindicativos.
CULTURA POLITICA E ASSOCIATIVISMO NO TERCEIRO SETOR:
Cultura politica é o conjunto de atitudes,normas e crenças mais ou menos partilhada pelos membros de uma determinada unidade social, é importante pela possibilidade que esta oferece para explicar a ação política dos individuos como seres politicos. Sobre o novo associativismo do terceiro setor, sabe-se que muitas entidades tem relações com as empresas cidadãs e grandes corporações que lhes patrocinam subsídios e