Emile Durkheim
Durkheim formulou o tipo de acontecimento sobre os quais o sociólogo deveria estudar, ou seja, os fatos sociais esse deviriam ser o objetivo da sociologia. Ele também pensou sobre a importância entre os membros da sociedade e sua relação de dependência, e assim foi criado e desenvolvido o funcionalismo. Buscou a cientificidade no estudo da humanidade. Essas foram algumas das contribuições de Durkheim: solidariedade social, educação, fatos sociais, instituição social e anomia.
Durkheim escreveu várias obras literárias voltada para a sociologia: As regras do método sociológico; Da Divisão do Trabalho Social; O Suicídio; As Formas Elementares da Vida Religiosa.
2. Segundo Durkheim, qual é o objeto de estudo da sociologia? Os fatos sociais. 3. Quais são as características do Fato Social? Explique cada uma delas.
Durkheim defende essas três características:
• Coercitividade - característica relacionada com a força dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram. Estes padrões culturais são fortes de tal maneira que obrigam os indivíduos a cumpri-los, independente de sua vontade ou escolha própria.
• Exterioridade - esta característica transmite o fato desses padrões de cultura serem "exteriores aos indivíduos", ou seja ao fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências.
• Generalidade - os fatos sociais existem não para um indivíduo específico, mas para a maioria em geral.
4. Quais são as sanções que o indivíduo sofre quando tenta