ativos e passivos
Ativos:
Ativos é a reunião de todos os direitos, bens e valores de uma entidade, ou seja, tudo o que uma empresa deve receber de outra.
Existem diferentes tipos de ativos são eles:
Circulante: É tudo aquilo que se tem a receber a curto prazo, até o término do exercício social da empresa (espaço de tempo entre um balancete financeiro e outro). Exemplos: Dinheiro em caixa ou em banco, estoque, duplicatas entre outros.
Diferido: São todos os gastos que a empresa teve e que podem ser resgatados mais adiante. Exemplo: Investimento em pesquisas, gastos com a pré-organização da empresa, etc.
Disponível: São todas as contas que podem ser recebidas imediatamente. Exemplo: Dinheiro disponível em caixa.
Fictício: São todos os bens que constam apenas no balanço patrimonial, mas que não fazem parte do patrimônio da empresa.
Oculto: São valores que existem, porém não constam no balanço patrimonial.
Permanente: São receitas que precisam ser transformadas em dinheiro, não havendo prazo para a venda.
Realizável a longo prazo: É tudo o que a empresa tem a receber após o término do seu exercício social. Exemplo: Valor de empréstimo realizado a sócios e acionistas.
O Ativo da empresa também é composto por bens. Bens são tudo o que possui valor econômico e pode ser convertido em dinheiro. São as coisas úteis capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas.
Os Bens classificam-se em:
Móveis: São os bens passíveis de remoção sem dano, seja por força própria ou alheia, ou seja, objetos físicos, palpáveis, que não são fixo ao solo. Exemplo: Dinheiro, carros, móveis, máquinas, entre outros.
Imóveis: São os bens que não podem ser retirados de ser lugar natural(solo e subsolo) sem causar danos ou destruição. Exemplo: árvores, edifícios, terrenos, etc….
Tangíveis: São também chamados de bens corpóreos. São os bens que constituem uma forma física, bens concretos que podem ser tocados. Exemplo: veículos, terrenos,