emigracoes
Entende-se por fluxo migratório, todos os grupos de pessoas que se deslocam do seu país de origem para outros locais em busca de melhores condições de vida.
Durante os séculos xx e XXI houve vários fluxos migratórios em Portugal, tanto de saídas como de entradas.
Os fluxos mais importantes de emigrantes portugueses durante o século xx foram param: Brasil, os EUA, o Canadá, a Venezuela e a África do Sul.
Até meados do século xx, o fluxo para o Brasil, foi o maior da emigração portuguesa, pois sozinho conseguia ser superior a 50% do total da emigração portuguesa.
Já na segunda metade do século xx, aparecem outros fluxos importantes de emigrantes, a nível europeu, que foram essencialmente para a França e Alemanha.
Durante os anos 60, o fluxo para França consegue superar o do Brasil, tornando-se o destino preferencial dos portugueses.
O conceito de emigração é a saída de pessoas do nosso país ou do país de origem para outro qualquer, imigração são aquelas pessoas que vêm de fora para permanecer no nosso país.
Muitos dos Portugueses no final dos anos 60 emigraram do nosso país devido às dificuldades económicas que afectava o país nessa altura. Depois em 1974, após o 25 de Abril, devido às políticas adoptadas pelos países de acolhimento e também pela melhoria da vida política vivida no nosso país, o fluxo de emigração permanente reduziu consideravelmente, aumentando a emigração temporária. Nas primeiras décadas deste mesmo séc. os Estados Unidos impuseram-se como um dos principais destinos de emigração Portuguesa, tendo em conta que a maior parte deles eram Açorianos e Madeirenses.
Outros grandes destinos emigratórios foram o Canadá e a Venezuela, onde os emigrantes se distribuíam por diversos sectores, como restauração e construção civil.
É devido aos países e regiões menos desenvolvidos e com menos qualidade de vida que muitas pessoas são atraídas para zonas maiores, como é o caso das grandes cidades, onde