Emigração e Custos para Portugal
O projeto a que nos propusemos foi sobre a Emigração e os Custos que daí advêm para Portugal, tema este escolhido pelo grupo por estar relacionado com as nossas incertezas em relação ao futuro e com a situação atual que o país atravessa, originando mútuo interesse em estudá-lo.
Para além, do mais os «mass media» são invadidos diariamente por notícias que nos dão conta do elevado número de pessoas que procuram melhores condições fora de Portugal, o que deixa o nosso país numa frágil situação económica, como iremos explicar no decorrer do trabalho.
Com este trabalho pretendemos, esclarecer o maior número de pessoas acerca das vantagens e desvantagens, para Portugal, do ato de emigrar. Esperamos, também, conseguir incentivar a população a informar-se melhor acerca das opções que poderão ter no ato da escolha e das consequências que daí poderão advir.
Para melhor explicarmos o nosso projeto iremos começar por definir os conceitos nele utilizado. A emigração baseia-se, fundamentalmente, no ato de deixar um país ou região para se estabelecer noutro, em busca de melhores condições de vida. Um outro conceito utilizado será o custo que se pode definir como sendo o gasto efetuado para fabricar produtos ou prestar serviços.
A metodologia adotada para atingir os nossos objetivos está na base da pesquisa sobre a emigração e todas as outras questões a ela inerentes, bem como na pesquisa dos custos que a emigração acarreta para Portugal e as políticas públicas adotadas pelo governo para os minimizar.
A nossa questão de partida e a qual pretendemos responder, se possível, neste trabalho é “Quais os custos, para Portugal, da emigração?”
Desejamos que este trabalho seja esclarecedor e que contribua de alguma forma para elucidar quem o ler das vantagens e desvantagens da emigração.
II. Emigração
A emigração remonta aos tempos pré-históricos, isto porque o Homem parece estar constantemente à procura de novos horizontes.
Através de evidências