imigraçao
Área de Competências-Chave: As Migrações
Mobilidades locais e globais
DR 4- Estabilidade e Mudança: da Sociedade ao Universo
Formando: Filipe Melo nº 7 Tiago Lopes nº 19
19/03/2014
Migração
Uma migração é toda movimentação (ou deslocamento) da população que ocorre de um lugar (de origem) para outro (destino), e que implica uma mudança de residência habitual no caso das pessoas ou de habitat no caso das espécies animais. Existem dois tipos de migração: a humana e a animais.
Em relação às migrações humanas, apresentam-se dois tipos distintos. Por um lado, a emigração consiste em deixar o próprio país para se instalar noutro. Por outro lado, a imigração é a entrada de estrangeiros num país que não o deles.
A migração é um fenómeno presente ao longo de toda a história da humanidade. As causas das migrações humanas podem ser políticas, económicas, por catástrofes naturais, etc.
A migração de animais, por sua vez, é um processo que realizam certas aves, peixes e mamíferos. A migração implica uma atitude activa por parte do animal, o qual se vê obrigado a deslocar-se durante longos dias (migrações sazonais).
Sociedade
Fluxos migratórios importantes verificados em Portugal no século XX:
Portugal sempre foi um país de emigração.
No início do do século XX, o fluxo migratório dirigia-se essencialmente para o Brasil; contudo, em meados do século passado, a emigração deixa de ser transoceânica para passar a dirigir-se para os países europeus, sobretudo, para França. É nesse período que se registam os valores mais elevados da emigração em Portugal: entre 1960 e 1974 emigraram mais de 1,5 milhões de Portugueses, sem contar com saídas clandestinas.
A partir dos anos 70, a emigração em Portugal entra numa nova fase: regista-se uma grande quebra no