Emfermagem
ENFERMAGEM –VESPERTINO
TRABALHO CIENTÍFICO SOBRE SISTEMA IMUNOLÓGICO
FEIRA DE SANTANA-BA
2013
FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA DE FEIRA DE SANTANA
ENFERMAGEM – VESPERTINO
WEVERSON GONCALVES SILVA
TRABALHO CIENTÍFICO SOBRE SISTEMA IMUNOLÓGICO
Trabalho científico sobre sistema imunológico, orientado pelo professor Antônio Carlos Magalhães elaborado pelo aluno do quarto semestre do curso de enfermagem como parte da avaliação da disciplina de imunologia.
FEIRA DE SANTANA-BA
2013
O que é sistema imunológico?
O Sistema Imunológico (sistema imune) consiste em barreiras naturais, células e proteínas circulantes que reconhecem patógenos ou substâncias produzidas em infecções e iniciam as respostas que eliminam esses patógenos.
Um patógeno quando rompe as barreiras naturais que podem ser classificadas em barreiras físicas e barreiras químicas (que são representadas pela pele, mucosa e substâncias antimicrobianas) e entra no tecido ou na circulação estimula uma resposta mediada por células e por fatores solúveis. Esta resposta é chamada de inflamação que é o recrutamento de leucócitos e o extravasamento de várias proteínas solúveis no local da infecção. Consiste também na ativação de linfócitos B e T para eliminarem o agente infeccioso.
As células do Sistema Imunológico estão presentes no sangue e na linfa como células circulantes, nos órgãos linfoides e estão disseminadas pelos tecidos. A organização anatômica dessas células e a sua habilidade para circular e se transferir entre o sangue, à linfa e os tecidos são muito importantes para a geração da resposta imune.
As características mais importantes do Sistema Imunológico são especificidade e memória. A especificidade é a capacidade de reconhecer e reagir com determinada molécula e a memória é a capacidade de voltar a reconhecer e reagir rapidamente a esta mesma molécula (quando reintroduzida no organismo).
As moléculas que são