emergencia das diferenças
FEMINISMO
SEXUALIDADE
DIFERENÇAS SEXUAIS
DIREITOS HUMANOS
CATASTROFES
A EMERGENCIAS DAS DIFERENÇAS.
Resumo
A reconstituição histórica da emergência e transformação das teorias sociológicas que buscam compreender comportamentos socialmente classificados como “desviantes”. De uma abordagem inicial comprometida com a moral hegemônica, as ciências sociais progressivamente colocaram em xeque os valores que determinavam a classificação de certos comportamentos como anormais. Assim, a partir da segunda metade do século XX, o desvio dá lugar às diferenças como categoria de análise de forma a questionar os valores que servem como critérios para a invenção do Outro em nossa sociedade.
Feminismo e Discurso do Gênero na psicologia Social
Resumo- Abordaremos como o discurso do gênero foi construído pela psicologia social, isto é, como o próprio conceito e as teorias explicativas que o envolvem foram construindo um significado que hoje está associado ao próprio estudo do género, tendo presente a influência das diferentes teorias feministas. O feminismo, especialmente determinadas teorias e perspectivas contemporâneas permitiu o equacionar de sérias críticas à ciência tradicional, moderna e positivista, críticas essas que se fazem sentir em várias disciplinas.
Apresentam-se os diferentes programas de pesquisa sobre o género na psicologia social de influência feminista: a psicologia empiricista feminista, e o pósempiricismo feminista que coloca em causa a própria pesquisa de diferenças sexuais acentuando a construção social do género. Na psicologia social e nos estudos sobre o género estas novas perspectivas permitem um novo posicionamento e o pensar em novas possibilidades para a transformação de uma disciplina “reguladora e autoritária” para uma nova forma de ação local e contextualizada, nunca androcêntrica e universal.
INTRODUÇÃO
Houve sempre ao longo