Embriologia
Curso de Nutrição – 2014.1
Componente Curricular: Embriologia
Docente: Delanne Cristina Souza de Sena Fontinele
Atividade Avaliativa I – Unidade I
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS HORMONAIS OU QUÍMICOS
Discentes:
Ana Manuela de Azevedo Medeiros
Camilla Bezerra Campos de Sousa
Ian Patrick Camelo do Vale
Luiz Antonio de Oliveira Fernandes
Natal, Março/2014.
1. Introdução
A prática sexual não visa necessariamente à procriação e, cada vez mais, por inúmeros motivos, os casais buscam métodos anticoncepcionais que lhes permitam um planejamento familiar, com um determinado número de filhos. O fato adquire grande amplitude social quando se sabe que nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, com altos níveis e pobreza, os casais têm muitas dificuldades no controle da gravidez, pois faltam programas educacionais de orientação e até condições de acesso aos contraceptivos mais simples.
Os jovens, que iniciam cada vez mais cedo na vida sexual, também se expõe aos riscos da gravidez indesejada. Não podemos esquecer que o mais simples relativamente seguro método anticoncepcional, a camisinha, embora praticamente ao alcance de todos, nem sempre é utilizada, mesmo levando-se em conta que ela é fundamental também na prevenção de muitas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), especialmente a AIDS. É inevitável que qualquer pessoa bem informada, conhecendo todos os riscos, insista em manter relações sexuais sem os devidos cuidados.
Os casais, e não só cada indivíduo em particular, homem ou mulher, deve decidir e optar pelo método anticoncepcional mais adequado, sendo recomendável que cada um siga orientação médica.
Visando esse intuito, o relatório procura mostrar de maneira expositiva as formas de aplicação, as vantagens, desvantagens e curiosidades sobre os métodos contraceptivos hormonais ou químicos, dando uma ênfase em especial, a pílula do dia seguinte.
2. Desenvolvimento
I.