Embriologia
de
Biologia
Embriologia
A embriologia é a ciência que trabalha a formação dos órgãos e sistemas de um animal, a partir de uma célula . Faz parte da biologia do desenvolvimento. O desenvolvimento embrionário dos animais inicia-se pela relação sexual, gerando o zigoto ou ovo, que passará por três fases sucessivamente: mórula, blástula e gástrula.
Mórula: Em embriologia, a mórula é o primeiro estado de desenvolvimento do embrião dos animais, depois de o zigoto começar a dividir-se para formar uma esfera com 64 células, ou blastômeros. O zigoto com 12 a 16 blastômeros já pode ser chamado de mórula.
Nesta fase, a mórula começa a formar uma cavidade central cheia de líquido, denominada blastocele, ou cavidade blastocística, e passa a chamar-se blástula.
1 - mórula, 2 – blástula
Blástula: em embriologia, a blástula é o segundo estado de desenvolvimento do embrião dos animais, com mais de 64 células e uma cavidade central chamada blastocélio. É nesta fase que ocorre a nidação.
Os blastômeros saem da porção central e migram para a porção mais externa,deixando o centro vazio(oco).
A blástula advém da mórula e precede a gástrula na sequência do desenvolvimento.
A: aspecto externo; B: corte transversal, evidenciando o blastocélio e a blastoderme.
Gástrula: a terceira fase do desenvolvimento embrionário dos animais triploblásticos.
No início da gastrulação, o embrião (blástula) é uma esfera cheia de líquido, com um polo animal e um polo vegetal. As células do polo vegetal começam então a dividir-se mais rapidamente que as outras e invaginam formando um espaço chamado arquêntero (que significaintestino primitivo). Algumas células separam-se da parede e migram para o blastocélio tornando-se células do mesênquima; estas células dividem-se formando filamentos chamados filipódios que empurram o arquêntero para o polo animal. O arquêntero que, até essa altura era um tubo fechado, abre-se para o exterior, formando a boca