Embriologia
KATIA CILENE MARCENA DA HORA
FICHAMENTO
MÓRULA, BLÁSTULA E GÁSTRULA.
PINHEIROS – ES
2012
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA (EAD)
FICHAMENTO
MÓRULA, BLÁSTULA E GÁSTRULA.
|Trabalho Apresentado à disciplina de Histologia e Embriologia Comparada, como |
|pré-requisito para a conclusão do curso em Licenciatura em Biologia. Orientado |
|pelo Tutor Elbert Sant’Anna Fávero. |
PINHEIROS - ES
2012
MÓRULA
Mórula do latim que significa amora, fazendo um referencia ao formato do conjunto de células em consequência de sucessivas clivagens que e muito semelhante a de uma amora. Quando falamos em embriologia, a mórula é o primeiro estado de desenvolvimento do embrião dos animais, depois de o zigoto começar a dividir-se para formar uma esfera com 64 células, ou blastômeros. O zigoto com 12 a 16 blastômeros já pode ser chamado de mórula. Estas divisões mitóticas do zigoto são chamadas de clivagem, formando duas células filhas, chamadas blastômero, que sofrem sucessivas divisões que forma mórula. Este tipo de segmentação ocorre em todo o ovo e pode ser subdividida em holoblástica igual, desigual e subigual. Normalmente ocorre em ovos isolécitos, heterolécitos e alécitos.
Holoblástica igual: Na terceira clivagem do zigoto são formados oito blastômeros de tamanhos iguais. Os mamíferos apresentam este tipo de segmentação.
Holoblástica desigual: Os oito blastômeros formados possuem tamanhos diferentes, os menores são chamados de micrômeros e os maiores de micrômeros. Anfíbios possuem este tipo de segmentação.
Holoblástica subigual: Também forma oito blastômeros diferentes, porém não há grandes diferenças no tamanho.
Nesta fase, a mórula começa a formar uma cavidade central cheia de líquido, Desse modo, após consecutivas divisões, forma-se a mórula que possui forma esférica e