Embriologia - Formação do sistema respiratório, auditivo e óptico
Formação do sistema respiratório, auditivo e óptico
Canoinhas
2012
Formação do sistema respiratório
O sistema respiratório começa a se desenvolver a partir da metade da quarta semana, a partir do sulco laringotraqueal, que se aprofunda e forma um divertículo laringotraqueal, separado do intestino anterior pelo septo traqueoesofágico, que formará o esôfago e o tubo laringotraqueal. O endoderma do tubo laringotraqueal dará origem ao epitélio dos órgãos respiratórios inferiores e as glândulas traquebrônquicas.
Na quarta semana, o tubo laringotraqueal dará origem ao broto pulmonar, que na quinta semana se dividirá em dois brotos brônquicos, que vão se ramificar diversas vezes até formar toda a estrutura brônquica.
O desenvolvimento do pulmão é dividido em quatro períodos: período pseudoglandular, período canalicular, período do saco terminal e período alveolar.
No período pseudoglandular, da 15ª a 17ª semana, formam-se os brônquios e bronquíolos terminais.
Da 16ª a 25ª semana é o período canalicular, desenvolvem os bronquíolos respiratórios, os ductos alveolares e a vascularização do tecido pulmonar.
Da 24ª semana até o nascimento é o período do saco terminal, quando os ductos alveolares darão origem aos sacos terminais.
O período alveolar é o estágio terminal do desenvolvimento pulmonar, ocorre a partir do período fetal terminal até parte da infância, quando os pulmões amadurecem. Em seres humanos, este período vai até os 8 anos de idade.
Para que os pulmões sejam capazes de respirar, eles precisam adquirir uma membrana, chamada de membrana alvéolo-capilar. Após o nascimento o pulmão cresce, criando novos bronquíolos respiratórios e alvéolos.
Formação do sistema auditivo
A vesícula ótica origina-se na quarta semana, a partir do ectoderma da superfície. A vesícula forma o labirinto membranoso da orelha interna e se divide em duas. A primeira parte é