roteiro
O sistema urinário juntamente com os sistemas respiratório, digestório e tegumentar, excretam substâncias do corpo. Por isso esses sistemas são ocasionalmente chamados de sistemas de excreção. No processo do metabolismo celular, nutrientes absorvidos pelo sistema digestório e o oxigênio do ar inalado são utilizados para sintetizar uma variedade de substâncias que fornecem a energia necessária para a manutenção do corpo. Contudo os processos metabólicos produzem resíduos celulares que devem ser eliminados para que a homeostasia seja mantida. Da mesma maneira que os nutrientes essenciais são conduzidos para a célula através do sangue, também os resíduos celulares são removidos pelo sistema circulatório e levados aos sistemas de excreção correspondentes. O gás carbônico é eliminado pelo sistema respiratório; agua em excesso, sais, resíduos nitrogenados e ate mesmo o calor metabólico excessivo são removidos pelo sistema tegumentar; e vários resíduos da digestão são eliminados pelo sistema digestório.
O sistema urinário é o principal sistema responsável pelo equilíbrio hídrico e eletrolítico. Eletrólitos são compostos que se separam em íons quando dissolvidos em água. O equilíbrio eletrolítico é alcançado quando o numero de eletrólitos que entram no corpo iguala o numero que é eliminado. Os íons hidrogênio, por exemplo, são mantidos em concentrações precisas de forma que exista no corpo um equilíbrio ácido- básico, ou pH.
Uma segunda função importante do sistema urinário é a excreção de derivados nitrogenados tóxicos, especificamente, ureia e creatina. Outra funções do sistema urinário incluem a eliminação de resíduos tóxicos que podem ser o resultado da ação bacteriana e a remoção de varias drogas que foram introduzidas no corpo. Todas essas funções são realizadas através da formação de urina pelos rins.
Órgãos do Sistema Urinário
O sistema urinário consiste em dois rins, dois ureteres a bexiga urinária e a uretra. Nos rins os túbulos estão