Embraer
Embraer, uma das maiores empresas aeronáuticas do mundo e a única deste ramo no Brasil.
A Embraer foi fundada em 19 de Agosto de 1969, pelo Decreto-Lei nº 770, como empresa de capital misto, sobre a liderança do Ministério da Aeronáutica o presidente da republica Arthur da Costa e Silva assinou o decreto, criando assim a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A .
Em 7 de Dezembro de 1994 ela se tornou uma empresa privatizada e se encontra até hoje em mãos brasileiras.
PERFIL DA ORGANIZAÇÃO
1.1 Fundação
Após varias reuniões com Ministros do Estado, sob a liderança do Ministério da Aeronáutica, o presidente da Republica, Arthur da Costa e Silva, assinou o decreto nº770, criando a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A, companhia de capital misto e controle estatal.
Com o apoio do Governo Brasileiro, a Empresa iria transformar ciência e tecnologia em engenharia e capacidade industrial.
Destinada a fabricação seriada do avião Bandeirante, a primeira diretoria teve como presidente o Cel. Ozires Silva. Tendo como plano original previa construção de um hangar capaz de produzir duas aeronaves Bandeirantes por mês, com pouco mais de 500 empregados. A primeira encomenda foi realizada ainda em 1969. O Ministério da Aeronáutica assinou contrato para aquisição de 80 aeronaves Bandeirante.
Além de iniciar a produção do Bandeirante, a Embraer foi contratada pelo Governo Brasileiro para fabricar o jato de treinamento avançado e ataque ao solo EMB 326 Xavante, sob liderança da empresa italiana Aermacchi. Outros desenvolvimentos que marcaram o inicio das atividades da Embraer foram o planador de auto desempenho EMB 400 Urupema e a aeronave agrícola EMB 200 Ipanema.
Apesar de suas grandes conquistas o cenário desafiador foi o final dos anos 2000, a Embraer alcançou grandes conquistas a partir da década seguinte, em todos os