Artigo Raquel
Resumo
O presente artigo tem como finalidade analisar o tema: Estimulação precoce que ocorre desde bebê até aos 05 anos que é a fase que a criança desenvolve sua inteligência. Trata acerca das responsabilidades dos pais, educadores e como se tornar um facilitador dessa estimulação, considerando aspectos cognitivos e emocionais da criança.
Palavras chaves.
Estimulação precoce, inteligência, facilitador
Abstract
This article aims analyze the theme: Early Stimulation that occurs since baby up to 05 years that is the phase that the child develops his intelligence. This is about the responsibilities of parents, educators, and how to become a facilitator of this stimulation, whereas cognitive and emotional aspects of the child.
Key words.
Early stimulation, intelligence, facilitator INTRODUÇÃO
A criança é um sujeito social e histórico que está inserido em uma sociedade na qual compartilha de uma determinada cultura. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também contribui com ele. A criança, assim, não é uma abstração, mas um ser produtor e produto da história e da cultura (Faria 1999).
Olhar a criança como ser que já nasce pronto, ou que nasce vazio é carente dos elementos entendidos como necessários à vida adulta ou, ainda, a criança como sujeito conhecedor, cujo desenvolvimento se dá para sua própria iniciativa, estimulação e capacidade de ação.
Embora dependente do adulto para sobreviver, a criança é um ser capaz de interagir num meio natural, social e cultural desde bebê.
A intenção de aliar uma concepção de criança à qualidade implica atribuir um papel específico à pedagogia desenvolvida nas instituições pelos profissionais de Educação Infantil. Captar necessidades que bebês evidenciam antes que consigam falar, observar suas reações e iniciativas, interpretar desejos e maturações são habilidades que profissionais de Educação Infantil precisam