Embalagens e seus conceitos
Discorrer sobre a história da embalagem mundial, em especial no Brasil, mostrar suas evoluções ao longo do tempo e como a tecnologia influenciou para chegarmos ao cenário atual, onde a indústria de embalagens representa entre 1% a 2,5% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país. Movimentando mais de $ 500 Bilhões em todo o mundo.
Relatar os conceitos, aplicabilidades, matérias primas e insumos utilizados, principais tipos de Embalagens no mercado, e o papel das indústrias em relação à sustentabilidade, referente ao descarte desses materiais.
CONCEITO.
O QUE É EMBALAGEM?
A embalagem é um recipiente ou envoltura que armazena produtos temporariamente, individualmente ou agrupando unidades, tendo como principal função protegê-lo e estender o seu prazo de vida (shelf life), viabilizando sua distribuição, identificação e consumo.
A embalagem tornou-se ferramenta crucial para atender à sociedade em suas necessidades de alimentação, saúde, conveniência, disponibilizando produtos com segurança e informação para o bem estar das pessoas, possibilitando a acessibilidade a produtos frágeis, perecíveis, de alto ou baixo valor agregado.
O PAPEL E FUNÇÕES DA EMBALAGEM
Proteger a saúde As embalagens são responsáveis por proteger todos os produtos e garantir à sociedade que eles são apropriados para o consumo.
Evitar desperdícios A embalagem é fundamental nos processos logísticos de qualquer setor da economia ao otimizar a ocupação de espaço e facilitar o manuseio nas etapas de transporte, armazenagem e distribuição. O resultado são ganhos econômicos e ambientais: distribuir mais produtos em uma mesma viagem, reduzir as perdas e diminuir a quantidade de CO² liberado na atmosfera pela queima de combustível.
Educar No caminho da inclusão social, os deficientes visuais também já encontram informações em braile em algumas embalagens.
A função da embalagem para o consumidor A embalagem deve facilitar o cotidiano do consumidor e