Em que aspecto o profissional de Segurança Pública pode contribuir para que o exercício de Direitos e Garantias Fundamentais seja uma realidade no Brasil?
Em que aspecto o profissional de Segurança Pública pode contribuir para que o exercício de Direitos e Garantias Fundamentais seja uma realidade no Brasil?
O Estado Democrático de Direito tem como principal objetivo a garantia dos direitos fundamentais, que, em seu aspecto maior, está o respeito à dignidade da pessoa humana.
Todos nós sabemos que a educação é a base da formação do cidadão. Falo, primeiramente, da educação doméstica, da educação familiar.
Más... que fazer com uma sociedade cuja educação primária, para muitos, foi deficiente e, principalmente, aversa à construção da boa moral e dos bons costumes, consequentemente, aversa ao cumprimento da lei?
Que fazer se estes cidadãos são protagonistas de gerações de um ciclo de injustiças, motivados pela falta de amparo familiar e governamental em todos os seus seguimentos?
A garantia dos direitos fundamentais ainda nos parece uma utopia e, apesar de presenciarmos e vivenciarmos a injustiça social, resultado de uma má política que dificulta o progresso da sociedade em todos os seus aspectos, principalmente na educação, podemos visualizar esforços que nos fazem acreditar que, mesmo paulatinamente, isto pode se tornar uma realidade.
Para tanto, aproveitando as mudanças de paradigmas e uma expansão na conscientização profissional e pessoal, o que resta ao profissional de segurança pública é trabalhar. Por em prática medidas elaboradas com estudos fundamentados na realidade e na necessidade do povo. E, acima de tudo, exemplificar. Mostrar que todo trabalho é desenvolvido com ética e legalidade, preservando-se e protegendo-se a dignidade da pessoa humana, ou seja, toda e qualquer ação dos Operadores da Segurança Pública tem que ser pautada no respeito aos direitos humanos. Direitos estes, ratificados pela Constituição Federal, pelo Programa Nacional de Direitos Humanos, pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pelo bom senso que cada profissional deve ter.